desafios presenciais

tudo o que você precisa saber

Vinte Desafios a sua escolha

O TJR e o ITR oferecem 20 desafios para serem resolvidos pela atuação planejada de protótipós de robôs em cenário real predefinido. Estes desafios permitem que a equipe faça a escolha segundo o seu nível de conhecimento prévio e o planejamento pedagógico para o qual está sendo empregado o projeto em questão.

Desafios Formativos

Desafios destinados a contribuir com o currículo da Educação Básica. A competição se dá separadamente para faixas etárias distintas. 

Desafios demo

Desafios destinados à integração de professores/mentores e alunos para lidar com projetos desafiadores.  A competição permite que as equipes sejam formadas sem distinção etária.

suporte imediato, Em caso de dúvida 

Quaisquer dúvidas, consulte ou marque uma reunião online em plataforma Zoom, através do e-mail: competicao@torneiojrobotica.com.br 

desafios nos eventos presenciais

Para participar de um evento presencial, a equipe interessada deve enviar ao menos uma Ficha de Desempenho de Robô, com a atuação dele num desafio@online correspondente.

Se a Ficha de Desempenho enviada for considerada válida pela arbitragem, então, o robô já terá um Índice de Eficiência atribuído àquela participação online e poderá ter a oportunidade de participar de um evento presencial. 

A equipe só estará dispensada de enviar uma Ficha de Desempenho, se o desafio presencial escolhido não tiver um desafio@online correspondente até 30 dias antes da data do evento presencial em que pretende participar.

VCT@ONLINE

RP@ONLINE

CG 2@ONLINE

RAR@ONLINE

Correspondência entre desafios

Em que consiste  

• Desafios Formativos — Atualmente, distribuídos em onze desafios, Cabo de Guerra, Dança, MMA, Registro Multimidiático, Resgate de Alto Risco, Resgate no Plano, Robô Bombeiro, Robô Entregador de Pizzaria, Sumô, Viagem ao Centro da Terra e VCT - Labirinto Final, todos propostos para serem resolvidos por robôs autônomos, construídos por equipes com componentes a partir de 6 anos de idade e sem idade máxima. As equipes competem, segundo a faixa etária do seu integrante mais velho, em 4 níveis:

Nível 1: O integrante mais velho da equipe deverá ter, durante todo o ano corrente, de 6 a 11 anos, inclusive;

Nível 2: O integrante mais velho da equipe deverá ter, durante todo o ano corrente, de 12 a 14 anos, inclusive;

Nível 3: O integrante mais velho da equipe deverá ter, durante todo o ano corrente, de 15 a 18 anos, inclusive;

Nível 4: O integrante mais velho da equipe deverá ter, durante todo o ano corrente, acima de 19 anos, inclusive

• Desafios Demo — Atualmente, distribuídos em cinco desafios, Dirigilidade de Drones: Exploração Indoor, DRONE Entregador de Pizzaria, Corrida de Carros Autônomos, Humanoids For Fight e Corrida de Humanoides, Futebol de Robôs, Robótica Náutica, Sumô 3 kg, Cabo de Guerra 2 X 2. Todas as equipes inscritas disputam em um mesmo nível, independentemente da idade de seus integrantes, considerando o consentimento dos pais e responsáveis quando se tratar de menores de idade.

É Fácil Participar!

O desafio em um evento presencial tem o seu cenário pré estabelecido, contudo a organização local deve definir os detalhes da montagem desse cenário na hora e no local da disputa, constituindo-se, a ação do organizador, em fator de imprevisibilidade para o teatro de operações do robô, com o qual a equipe deverá contar desde o momento do início do desenvolvimento do seu robô. 

DC@ONLINE

RM@ONLINE

CG@ONLINE

SM@ONLINE

Dança online - REGRAS

CCA@ONLINE

SM3@ONLINE

Registro online - REGRAS

Cabo Guerra online - REGRAS

Sumô online - REGRAS

Corrida de Carros Autônomos online - REGRAS

Resgate no Plano online - REGRAS

MMA - REGRAS

MMA online - REGRAS

Cabo de Guerra 2 X 2 online - REGRAS

Sumô 3 kg online - REGRAS

Desafio Presencial e Desafio@Online Correspondente

REGISTRO

Registro Multimidiático - REGRAS

Dança

Dança de Robôs - REGRAS

SUMÔ

Sumô de Robôs - REGRAS

Resgate de risco

Resgate no plano

corrida

MMA

MMA@ONLINE

Sumô 3 kg

Viagem ao centro

Cabo de guerra

Cabo de Guerra - REGRAS

Cabo de guerra 2

Cabo de Guerra 2 X 2 - REGRAS

Sumô 3 kg - REGRAS

Corrida de Carros Autônomos - REGRAS

Resgate de Alto Risco - REGRAS

Resgate de Alto Risco online - REGRAS Cenário ver RP@ONLINE

Resgate no Plano - REGRAS

Viagem ao Centro da Terra - REGRAS

Viagem ao Centro da Terra online - REGRAS

Cenário Oficial

Arquivo: (PDF) ou (CDR)

Característica da Figura: Um retângulo de 89,0 cm por 120,0 cm, formado por linhas pretas com 0,02 m que delimitam o percurso de ,20 m de distância interna entre as linhas laterais (largura da faixa branca entre as bordas laterais pretas).

Dimensões totais: 1,27mx1,78m 

Cenário Oficial

Arquivo: (2 banners 80x80) e (2 banners 90X120)

Característica da Figura: Um conjunto de banners quadrados com lados de 80,0 cm contendo um desenho de linhas pretas com 0,02 m de espessura que indicam o percurso. Outro conjunto de banners retangulares de lados 90,0 cm e 120,0 cm com borda retangular formada por uma linha de ,20 m de espessura.

Dimensões totais: Conjunto A - 0,80mx0,80m; Conjunto B - 0,90mx1,20m

Cenário Oficial

Arquivo: página 32 do caderno (PDF) 

Característica da Arena: Um circuito construído pela somatória de peças.

Dimensões totais: Cada peça quadrada possui lados de 0,50m