INTERNATIONAL TOURNAMENT OF ROBOTS

O que é ITR?

É a etapa internacional do TJR Torneio Juvenil de Robótica, com edição anual desde 2016. O objetivo do evento é oferecer o compartilhamento tanto de conhecimento em Robótica e Computação quanto de práticas de gerenciamento de projetos de cunho educacional baseados na construção de protótipos de robôs.

 

Através do TJR ou De Competição internacional

Equipes premiadas na Final Nacional do TJR ou premiadas em eventos internacionais em até 1 ano antes da data de início do ITR podem solicitar inscrição.

REGISTRE A ATUAÇÃO DO ROBÔ

Para qualificar o seu robô, você deverá fazer os vídeos de registro da atuação dele.

Preencha E Envie a Ficha De Desempenho

Tendo os vídeos de pontuação e validação e os demais dados da atuação do robô, você poderá preencher a Ficha de Desempenho online. 

Índice de Eficiência do Robô

Embora toda a equipe participante do ITR já possuia experiência vitoriosa em alguma competição de renome, pois a inscrição assim o determina, é requisitado que o robô apresente um índice de eficiência não nulo no International Ranking of Robots by RoboLeague.

Desta forma, para estar efetivamente qualificado a apresentar-se, presencialmente, no evento, o robô deverá ser submetido ao desafio@online correspondente ao desafio presencial em que foi inscrito.

Importante Saber

Fazer ciência e Registrar a pesquisa 

Registrar o Experimento

Registrar o Making of

Apenas tente!

Apenas tente!

É Fácil Participar!

ITR

Em que consiste  

 

  • A organização propõe 20 desafios que abordam distintos problemas das áreas de Robótica e Computação. 
  • Os desafios a ocorrer de forma presencial são apresentados nos Cadernos de Apoio específicos para cada um deles e apresentados de forma diferenciada para professores, alunos e organizadores. 
  • O evento foi desenvolvido para ocorrer presencialmente, entre o final do primeiro e início do segundo semestre. (Caso se pretenda conhecer a modalidade online do evento, dirija-se a ITR@ONLINE).
  • As equipes premiadas na Final nacional do TJR classificam-se para representar o Brasil no ITR International Tournament of Robots e, de forma análoga, para equipes de outros países, aquelas premiadas em competições nacionais e internacionais são convidadas a participar do ITR.
  • Para se inscrever no ITR é necessário fazer o registro do robô e da equipe na RoboLeague.

Antes do evento presencial

Ainda que muito similares, os desafios presenciais e os desafios@online não são idênticos. Assim, as suas regras são parecidas, porém com algumas diferenças que decorrem do fato de, presencialmente, a organização poder, seguindo as regras, distribuir os elementos constitutivos do cenário conforme achar conveniente, enquanto que, na modalidade online, o cenário e os elementos constitutivos já estão rigidamente prestabelecidos nas regras. Resumidamente, a modalidade online é um experimento de teste da modalidade presencial.

Se sua equipe quer participar do ITR International Tournament of Robots, em algum desafio presencial, terá de conhecer também as regras do desafio@online correspondente, pois terá de submeter uma Ficha de Desempenho do Robô para poder se qualificar a ir ao evento presencial.

Note que a Ficha de Desempenho deve ser preenchida com os dados da atuação do Robô no desafio@online correspondente ao presencial que a equipe deseja participar.