Cursos De extensão para professores

ROBÓTICA BRASIL 

TJR - Curso de Formação de Professores em Robótica, Computação e Tecnologias Emergentes (TJR ESCOLA PÚBLICA DE ROBÒTICA) 

certificados

Os certificados acadêmicos têm a chancela da Escola Pública de Robótica, sendo oferecidos pelo Instituto ou pela Instituição sede do curso

Multiplicando oportunidades

Trata-se de um curso de formação de professores em robótica, computação e tecnologias emergentes para educação básica.

O curso visa a embasar as práticas educacionais daqueles que pretendem:

1. Planejar a constituição de disciplinas escolares centradas no ensino de robótica, computação e tecnologias emergentes ou de atividades, sobre esses temas, sistematizadas, concatenadas e sequenciais destinadas a compor a grade escolar;

2. Lecionar em instituições que ofereçam esses temas de maneira programática; 

Também visa a oferecer critérios e paradigmas para a gestão de programas de ensino e pesquisa nas áreas combinadas de robótica, computação e tecnologias emergentes. Em especial, oferece fundamentação teórico-prática para o gerenciamento de projetos de construção de protótipos de robôs no ambiente escolar.

Cursos regulares

Robótica e Linguagens (PUC-SP) 

O curso baseia-se nas propostas atuais de integração dos componentes curriculares e justifica-se pela necessidade de formação de professores para atuarem com metodologias ativas, em especial, naquelas que decorrem do PBL (Problem Based Learning). Por partir do espaço interdisciplinar, o curso opta por abordar, a título de exemplo prático, pela introdução da temática das tecnologias emergentes (robótica e computação) sob o ponto de vista linguístico da documentação e da formulação de eixos de atividades capazes de orientar professores das diversas áreas a constituir, com a colaboração dos alunos, a documentação dos objetos de conhecimento e aprendizagem desenvolvidos durante o decorrer da execução de projetos em tecnologia.

Aprendizagem por Projetos em Robótica Educacional para Ensino Fundamental I (PUC-SP) 

Este curso visa a explorar, através do estudo de casos, como desenvolver os saberes propostos pelo currículo escolar, a partir do relacionamento sistemático entre o plano pedagógico e o plano de projeto, no desenrolar da prática de aprendizagem baseada em projetos. Com base nas propostas atuais de integração dos componentes curriculares, este curso atende às necessidades de formação de professores para atuarem com metodologias ativas, em especial, aquelas que são intercorrentes com Project Based Learning.

Ensino de Machine Learning para Crianças (PUC-SP) 

Considerando-se a necessidade de formação e atualização de professores que possam contribuir na criação de planos pedagógicos de integração de conteúdos curriculares capazes de contemplar novos itinerários formativos, sob as condições didáticas das novas metodologias, propomos, como objetivo geral deste curso, apresentar as bases de Machine Learning, a maneira como podem ser ensinadas desde as primeiras séries e quais são as ferramentas disponíveis para sua prática em sala de aula.

OFICINA ONLINE - Aprendizagem baseada em projetos de robótica educacional: Estudo de caso (PESQUISA AÇÃO) 

A oficina proposta:

1. tem duração de 12 horas/atividades,

2. aborda projeto para produção de protótipo de robô que solucione um dos desafios propostos na plataforma da RoboLeague (AQUI),

3. tem acompanhamento online por reunião em sala zoom com o professor responsável,

4. oferece material de apoio na plataforma EAD da TJR Escola Pública de Robótica,

5. oferece aos participantes certificado,

6. é gratuita.

A oficina é parte integrante de uma pesquisa ação, por isso em contrapartida os participantes terão de constituir ao menos uma equipe de alunos seus (cada equipe é composta de 2 a 4 estudantes) para replicar o processo de ensino, de maneira que sejam capazes de preparar um protótipo simples e submeter uma Ficha de Desempenho deste protótipo construído.

É opcional, porém recomendável, que se permita o emprego de dados da atividade que não sejam pessoais e não sejam sensíveis para a pesquisa acadêmica realizada com intuito de subsidiar artigos científicos.

ROBÓTICA BRASIL 

Contribuindo com quem zela pelo futuro