Diretivas
Inscrições
Written by Administrator
Saturday, 04 April 2015 17:45
PDF Print E-mail

Para que você possa fazer a sua inscrição ou de seus alunos, convém seguir os seguintes passos e recomendações:

1. Verifique as datas, o local e os desafios disponíveis para 2017 que estão publicados no Calendário 2017

2. Verifique a classificação etária para definir o nível do desafio em que pretende competir

3. É importante notar que, no TJR Torneio Juvenil de Robótica, uma equipe pode escolher o seu próprio nível ou qualquer outro superior para poder competir, porém escolhido o nível não poderá concorrer nos demais: Uma equipe não pode participar de vários níveis de um mesmo desafio.

4. É importante notar que um aluno não poderá competir por mais de uma equipe para o mesmo desafio.

5. É importante notar que um mesmo robô não poderá competir em mais do que um desafio.

6. Visite o Sistema Gaia, abra uma conta e verifique se a sua escola já está inscrita.

7. Se tiver equipes para inscrever, preencha, previamente, uma vez para cada evento que quiser participar, esse formulário aqui, para que possamos ajudá-lo, depois, se for necessário, quando você vier a fazer a inscrição oficial no Sistema Gaia.

8. Siga as instruções do Sistema Gaia e inscreva-se em todos os eventos que queira participar: Lembre-se de que alunos e equipes podem participar de quantas etapas quiserem, pois apesar de regionais, as etapas são abertas para inscrição nacional. Seja bem-vindo/a!

Last Updated on Monday, 26 December 2016 11:20
 
Processo de Premiação
Written by Administrator
Tuesday, 18 June 2013 20:55
PDF Print E-mail

Premiação

O processo de premiação do Torneio Juvenil de Robótica tem como objetivos fundamentais:

1. Estimular a melhoria contínua de desempenho de todos os seus participantes, através da atribuição justa de valor ao que foi apresentado pelos produtos desenvolvidos por cada equipe e competidor, como solução dos desafios propostos, durante o evento;

2. Cultivar as ações proativas, o comportamento colaborativo, o espírito ético de compromisso social, através da atribuição justa de valor às decisões e atitudes capazes de inspirar o bom convívio;

3. Reconhecer, através da atribuição justa de valor ao empenho empregado para a realização do evento, as melhores práticas gestoras, o firme compromisso com a realização do evento e a preocupação constante com os valores primordiais dele, ou seja, os valores que buscam constituir, através de conhecimento, da sabedoria e da ação, os meios para dar a acessibilidade e as práticas para incentivar ações que promovam a inclusão.

 

O Comitê Gestor oferece, anualmente, conforme os critérios definidos em seus objetivos fundamentais de premiação. Para 2015, serão oferecidas medalhas para as equipes participantes segundo o desempenho apresentado diante das demais, conforme o critério abaixo:

 

Mérito em Desafio (Medalhas do Tipo Ouro, Prata e Bronze) – Refere-se ao mérito do desempenho frente a cada desafio proposto, conforme está estabelecido nos cadernos de apoio publicados anualmente e sistematizado de forma mais ampla conforme abaixo disposto:

 

Taças de Mérito Nacional (Taças para as equipes participantes da Final Nacional que conquistarem o primeiro lugar, para cada nível nos vários desafios disputados)

 

Tendo em vista os critérios definidos para uma premiação mínima de cada desafio do Torneio Juvenil de Robótica, especificados nos respectivos Cadernos de Apoio, o Comitê Gestor da edição de 2015 pode estender os critérios de mérito com o propósito de promover a inclusão e de reconhecer todos aqueles que demonstrarem, no evento, excepcionais qualidade de trabalho e resultados obtidos.

Last Updated on Wednesday, 12 August 2015 20:44
 
Classificação Etária
Written by Administrator
Tuesday, 18 June 2013 20:54
PDF Print E-mail

Fica determinado, por meio deste, que, para fins de determinação do nível que um participante ocupa no evento, deverá ser considerada a idade que o participante alcançará em qualquer data do ano em questão. Assim, se um aluno fizer 13 anos em novembro de 2017, por exemplo, sua idade será considerada, nos desafios em que participar, como 13 anos.

Empregando esse critério sobre a idade do aluno, podemos identificar a classificação de nível para a inscrição das equipes no VII TJR Torneio Juvenil de Robótica, conforme está abaixo:

- Nível 1: somente participantes com menos de 12 anos durante todo o ano de 2017

- Nível 2: somente participantes com, no máximo, 14 anos durante todo o ano de 2017

- Nível 3: somente participantes com, no máximo, 18 anos durante todo o ano de 2017

- Nível 4: quando existir na equipe um ou mais participantes com mais de 18 anos em qualquer data de 2017

Conforme se vê pela classificação etária, uma equipe pode se encaixar em vários níveis, pois o seu componente mais velho é quem determina o nível mínimo, assim uma equipe com o aluno mais velho com idade de 11 anos poderá participar tanto do nível II, quanto do nível III, quanto do IV, porém nessa edição, quando a equipe optar por um nível estará descartando todos os demais níveis, valendo como critério para a organização, como prioridade, o nível menor.


Para os eventos do TJR Mini, só poderão ser inscritas equipes compostas por participantes com menos de 12 anos durante todo o ano de 2017


Notem que os critérios para o ENATER - Exame Nacional de Tecnologia em Robótica são diferentes dos apresentados acima e seguem o que está transcrito abaixo:

As provas estão dirigidas aos grupos etários divididos em níveis: Nível I (alunos com até 11 anos, inclusive), Nível II (alunos de 12 até 14 anos, inclusive), Nível III (alunos de 15 até 16 anos, inclusive), Nível IV (alunos de 17 até 18 anos, inclusive). Considera-se a idade completada no ano do exame

Informações transcritas do site oficial do ENATER (www.enater.org)

Last Updated on Friday, 23 December 2016 20:51
 
Política de Privacidade do TJR
Written by Administrator
Tuesday, 18 June 2013 20:53
PDF Print E-mail
O TJR - Torneio Juvenil de Robótica, por critério de mérito, divulga ao final da edição anual, para cada desafio, categoria e nível as três equipes com as melhores pontuações, o nome dos seus componentes, bem como, de forma análoga, os quatro melhores colocados de cada nível do ENATER - Exame Nacional de Tecnologia em Robótica.
Poderá, a seu critério, tornar pública a nota média referente ao desempenho geral em cada nível de cada categoria de cada desafio, para que todos os interessados possam comparar o seu desempenho individual em relação aos demais.
Poderá, a seu critério, tornar pública a variação histórica da nota média referente ao desempenho geral em cada nível de cada categoria de cada desafio, para que todos os interessados possam comparar o seu desempenho individual em relação a evolução do desempenho no passar das edições.
Não divulgará o nome de escolas, professores, quando relacionados a qualquer informação de desempenho de seus alunos que não sejam aqueles divulgados por conta do critério de mérito já citado anteriormente. Para divulgar os nomes de escola e de professor dos alunos que atendam o critério de mérito, será, antes, solicitado o consentimento daquele que for objeto de divulgação.
As informações oferecidas ao Sistema Gaia não poderão ser empregadas descontextualizadas, senão para efeito de pesquisa acadêmica e, nesse caso, por meios estatísticos, sem que se possa identificar, nomear, sugerir o indivíduo ou a instituição por qualquer que seja o processo de apresentação de dados e resultados.
O TJR - Torneio Juvenil de Robótica tem o propósito primeiro e geral de sua missão de contribuir para o desenvolvimento da educação do país, o que impede à sua organização e também às instituições promotoras e patrocinadoras, como aquelas parceiras, as que apoiam ou realizam o evento, de requerer qualquer divulgação de informação que não tenha essa finalidade determinada pela missão do evento.
Last Updated on Thursday, 12 May 2016 20:06