ROBÓTICA

 

Código                                                                                          Habilidade

 

 

(EF15RE01)

Identificar robôs no cotidiano e reconhecer que todas as formas de movimento de um robô podem se constituir em ações capazes de expressividade.

(EF15RE02)

Reconhecer que robôs dotados de IA podem reproduzir ou sintetizar a voz humana e com isso ampliar as suas competências comunicativas e ampliar a sua expressividade.

(EF15RE03)

Identificar os limites dos movimentos que podem ser realizados por um determinado robô (amplitude, graus de liberdade, intensidade e frequência).

(EF15RE04)

Descobrir opções para sincronizar os movimentos das partes do robô conforme a natureza da tarefa a ser realizada.

(EF15RE05)

Identificar os principais atributos de um cenário onde o robô estará a atuar.

(EF15RE06)

Explorar diferentes materiais alternativos (sucata, material de reuso, reciclagem) para a construção de objetos sob demanda, ferramentas de uso, bem como de cenários para a atuação de um robô.

(EF15RE07)

Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em atividades de construção e programação de protótipos de robôs e outros mecanismos.

(EF15RE08)

Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em atividades de construção de cenários para a atuação de protótipos de robôs.

(EF15RE09)

Explorar diferentes formas de registro sobre a atuação de um robô (fotográfico, narrativo e audiovisual).

(EF15RE10)

Experimentar o registro por fotos e audiovisual através de robôs móveis.

(EF15RE11)

Atribuir novas funcionalidades à partes de objetos, objetos e peças desconhecidas.

(EF15RE12)

Identificar os impactos das transformações tecnológicas nos processos produtivos.

(EF15RE13)

Identificar os impactos das transformações tecnológicas no comportamento social e no arcabouço cultural.

(EF15RE14)

Identificar os impactos das transformações tecnológicas para a memória social, para o registro do cotidiano e o acesso aos registros históricos.

(EF15RE15)

Comportar-se de maneira adequada a contribuir com grupos de trabalho, colaborando de maneira pró-ativa.

(EF15RE16)

Planejar atividades e projetos, para atuação em grupo, a serem executados em etapas predeterminadas com escopo, prazo e recursos definidos

(EF01RE01)

Identificar os robôs frente a outros objetos eletromecânicos.

(EF01RE02)

Desenhar livremente figuras de robôs.

(EF01RE03)

Experimentar a criação de narrativas com a temática sobre robôs.

(EF01RE04)

Desenhar figuras de robôs a partir de imagens reais.

(EF01RE05)

Contar histórias inspiradas nos desenhos de robôs.

(EF01RE06)

Identificar e contabilizar as partes mecânicas de um robô.

(EF01RE07)

Identificar os componentes das partes mecânicas de um robôs, distinguindo os comopnentes responsáveis pela origem do movimento (motores) dos que servem de transmissão e efetivação do movimento.

(EF01RE08)

Identificar as partes que abrigam os componentes responsáveis pelo processamento do programa e pelo controle do robô.

(EF01RE09)

Identificar os componentes responsáveis pelo processamento do programa e pelo controle do robô.

(EF01RE10)

Identificar as partes responsáveis pela detecção de sinais do ambiente do robô, discernindo os tipos de sensoriamento possível.

(EF01RE11)

Comparar os tipos de sensores apresentados, com ênfase nos exemplos de sensores de toque e de detecção de presença.

(EF01RE12)

Comparar os tipos de sensores apresentados, com ênfase nos exemplos de sensores reflexivos de luz e de cor.

(EF01RE13)

Desenhar os componentes das partes mecânicas de um robôs, distinguindo os comopoentes responsáveis pela origem do movimento (motores) dos que servem de transmissão e efetivação do movimento.

(EF01RE14)

Agrupar de forma coerente os componentes das partes mecânicas de um robôs, distinguindo os comoponentes responsáveis pela origem do movimento (motores) dos que servem de transmissão e efetivação do movimento.

(EF01RE15)

Agrupar de forma coerente os componentes das partes mecânicas de um robôs, de tal forma que se engatem motores eixos e rodas.

(EF01RE16)

Desenhar o agrupamento dos componentes das partes mecânicas de um robôs, de tal forma que se engatem motores eixos e rodas.

(EF01RE17)

Agrupar de forma coerente os componentes das partes mecânicas de um robôs, de tal forma que se faça uma associação de dois conjuntos em que cada um deles possua com um motor eixo e roda, para formar um esboço de carrinho.

(EF01RE18)

Desenhar, livremente, modelos de objetos de interesse, bem como identificar esses objetos em desenhos e fotos, distinguindo-os dos demais que, porventura, estejam na composição da mesma imagem

(EF01RE19)

Estabelecer uma lista de instruções para um robô imaginário, fruto de desenho, foto, jogo ou contação de história.

(EF01RE20)

Reconhecer que o comportamento de um robô ou de um computador é ditado por uma composição textual apropriada para a leitura por parte dessas máquinas.

(EF01RE21)

Expor aos colegas o produto da atividade em Robótica Educacional.

(EF01RE22)

Identificar os objetos em movimento frente a outros tomados como referenciais.

(EF01RE23)

Estabelecer com os colegas parcerias para atuar conjuntamente e compartilhar os objetos de uso coletivo.

(EF01RE24)

Montar mecanismos simples.

(EF02RE01)

Realizar encaixes entre as partes integrando-as coerentemente.

(EF02RE02)

Diferenciar os materiais constitutivos dos objetos através das suas características como densidade, dureza, textura e outras propriedades mecânicas.

(EF02RE03)

Diferenciar os materiais constitutivos dos objetos através das suas propriedades ópticas.

(EF02RE04)

Diferenciar os materiais constitutivos dos objetos através das suas propriedades acústicas.

(EF02RE05)

Diferenciar os materiais constitutivos dos objetos através das suas propriedades elétricas e magnéticas.

(EF02RE06)

Identificar os sensores para usufruir das propriedades físicas dos objetos de interesse

(EF02RE07)

Identificar o robô através de sua definição como a integração das partes mecânicas, elétricas, eletrônicas e computacionais

(EF02RE08)

Representar durante a prática de desenhos livres de robôs as partes necessárias para o seu funcionamento

(EF02RE09)

Identificar as formas de conexão das partes dos robôs, elementos físicos para as partes mecânicas (como no caso de eixos entre rodas e motores), para as partes elétricas e eletrônicas (como cabos de conexão de dados e energia ), para as partes eletrônicas e computacionais (como emissão e recepção de sinais por ondas eletromagnéticas (como wi fi, bluetooth etc)

(EF02RE10)

Estabelecer uma lista de instruções para um robô imaginário, fruto da composição a partir de componentes mecânicos, eletroeletrônicos e computacionais hipotéticos.

(EF02RE11)

Construir um mecanismo simples ou um dispositivo mecânico articulado, a partir de um esboço, aos moldes de desenho esquemático.

(EF02RE12)

Estabelecer uma lista de instruções para um mecanismo simples ou um dispositivo articulado não plugado a controlador.

(EF02RE13)

Simular uma lista de instruções para reger o movimento de um protótipo de robô móvel imaginário em um cenário virtual ou em tabuleiro físico.

(EF02RE14)

Identificar, quando já existente, ou, caso contrário, elaborar um plano de navegação para que o robô se locomova de forma adequada em um cenário.

(EF02RE15)

Identificar a natureza dos obstáculos, as características dos empecilhos potenciais e os custos advindos da escolha de caminhos ou soluções a que estará sujeito um protótipo de robô a ser construído para atuar em um determinado cenário.

(EF02RE16)

Identificar os recursos necessários e demais requisitos para um projeto cujo escopo é a produção de um protótipo de robô

(EF02RE17)

Explorar diferentes materiais alternativos (sucata, material de reuso, reciclagem) para a construção de cenários e maquetes para servirem de espaço para a atuação de um robô.

(EF02RE18)

Atribuir novas funcionalidades à partes de objetos, objetos e peças desconhecidas com intuito de compor cenários e maquetes para servirem de espaço para a atuação de um robô.

(EF02RE19)

Experimentar o emprego de um protótipo de robô simples, sob a supervisão de um professor tutor, em um cenário projetado e construído para a atuação dele.

(EF02RE20)

Registrar em audiovisual a atuação de um protótipo de robô simples em um cenário projetado e construído para a atuação dele.

(EF02RE21)

Descrever, com as próprias palavras, o movimento de algum objeto de interesse visto a partir de outro tomado como referencial.

(EF02RE21)

Empregar instrumentos simples de uso cotidiano para a mensuração de comprimento, tempo e massa.

(EF02RE22)

Compartilhar o emprego de instrumentos, ferramentas e peças com os demais colegas, comportando-se de forma colaborativa.

(EF03RE01)

Analisar o problema para o qual se deverá produzir um protótipo de robô, dividindo e descrevendo o problema proposto em problemas menores.

(EF03RE02)

Estabelecer prioridades dentre os problemas a serem resolvidos pelo robô durante a sua atuação.

(EF03RE03)

Estabelecer as estratégias a serem adotadas pelo robô para poder resolver a sua missão e as possíveis táticas para enfrentar problemas particulares que se anteponham aos seus objetivos.

(EF03RE04)

Descrever as competências mecânicas que o robô deverá ter para resolver os problemas para os quais está a ser construído.

(EF03RE05)

Descrever as competências de natureza eletroeletrônica que o robô deverá ter para resolver os problemas para os quais está a ser construído.

(EF03RE06)

Descrever as competências de natureza computacional que o robô deverá ter para resolver os problemas para os quais está a ser construído.

(EF03RE07)

Estabelecer um plano de pesquisa a respeito de conteúdos acadêmicos ou não e de sua curadoria para reunir informações capazes de contribuir para a elaboração de um projeto cujo o escopo é a construção de um protótipo de robô capaz de resolver o problema proposto.

(EF03RE08)

Identificar habilidades e competências de um robô a partir da observação de sua atuação em um cenário para o qual foi planejado para lidar.

(EF03RE09)

Descrever a funcionalidade de um mecanismo artificial ou natural através da observação acurada do seu funcionamento.

(EF03RE10)

Propor formas de reparar um mecanismo artificial ou natural através de recursos e conhecimentos de que dispõe.

(EF03RE11)

Elaborar pseudocódigos a partir de listas de instruções destinadas a um robô imaginário.

(EF03RE12)

Identificar as instruções escritas em pseudocódigos nas instruções equivalentes feitas em linguagens artificiais apropriadas para a educação.

(EF03RE13)

Criar, representar e interpretar as plantas de cenários com auxílio de suporte quadriculado

(EF03RE14)

Identificar as instruções escritas em pseudocódigos para programas simples destinadas aos protótipos de robôs ou aos dispositivos robóticos, transformando-as em instruções equivalentes feitas em linguagens artificiais apropriadas para a educação.

(EF03RE15)

Elaborar planilhas de testes para coletar os dados da frequência de sucessos do protótipo de robô frente a tarefa desejada, para a qual foi construído.

(EF03RE16)

Empregar gráficos de barras e de pizza para expressar os resultados da coleta de dados através de planilhas e tabelas.

(EF03RE17)

Identificar os recursos necessários e demais requisitos para um projeto cujo escopo é a produção de um protótipo de robô, relacionando-os com as possíveis fontes para aquisição.

(EF03RE18)

Fazer listas e tabelas relacionando os recursos necessários e demais requisitos para um projeto cujo escopo é a produção de um protótipo de robô, relacionando-os aos custos unitários e aos links para as fontes de aquisição.

(EF03RE19)

Fazer cartazes destinados a informar a comunidade a respeito do calendário de atividades relacionadas à Robótica Educacional.

(EF03RE20)

Integrar as soluções nas várias áreas de conhecimento para a confecção de um protótipo de robô e para o encadeamento do projeto, incluindo a comunicação dele.

(EF03RE21)

Construir a parte mecânica de um protótipo de robô simples, integrando também as partes eletroeletrônica e computacional sob a supervisão de um professor tutor.

(EF03RE22)

Identificar os períodos em que o comportamento do robô não transcorre como seria esperado, durante a atuação dele no respectivo cenário de prova.

(EF03RE23)

Desenhar a trajetória de algum objeto de interesse em movimento, tomando-se outro objeto como referêncial.

(EF03RE24)

Cumprir com as suas responsabilidades pré-estabelecidas pelo grupo.

(EF04RE01)

Discriminar as peças e ferramentas necessárias para se produzir solução de problemas simples.

(EF04RE02)

Discriminar os passos de execução necessários para se produzir solução de problemas simples.

(EF04RE03)

Idear robôs aptos a resolver problemas simples.

(EF04RE04)

Discriminar as partes dos robôs aptos a resolver problemas simples, demonstrando como estas partes podem participar da atuação do robô em sua tarefa.

(EF04RE05)

Discriminar os componentes e a forma como estarão nas partes do robô para que ele possa resolver os problemas para os quais será construído.

(EF04RE06)

Escrever, ler e simular pseudocódigos para um robô hipotético.

(EF04RE07)

Fazer previsões, seja através de textos orais ou escritos, seja por dados numéricos ou expressões matemáticas, a respeito de uma atuação esperada de um determinado robô hipotético, fruto de estudo, para atender uma necessidade específica.

(EF04RE08)

Desenhar e esquematizar um robô hipotético fruto de estudo para atender uma determinada necessidade.

(EF04RE09)

Estabelecer o escopo de um protótipo de robô a que se pretende preparar um projeto para desenvolvê-lo.

(EF04RE10)

Identificar o aperfeiçoamento de habilidades e competências de um robô em função de estar computacionalmente dotado de inteligência artificial.

(EF04RE11)

Identificar a existência de estratégias que podem ser adotadas para que o comportamento do robô se torne mais eficiente para o cumprimento de suas tarefas ou para obter êxito em sua missão.

(EF04RE12)

Elaborar pseudocódigos para a solução geral para a atuação do protótipo do robô, criando funções para o programa principal através de programação desplugada, bem como ser capaz de ler e simular, abstratamente, os efeitos, no robô, de um algoritmo em pseudocódigo.

(EF04RE13)

Identificar as instruções escritas em pseudocódigos de programas genéricos nas instruções equivalentes feitas em linguagens artificiais apropriadas para a educação.

(EF04RE14)

Representar as posições em um cenário empregando o sistema de coordenadas cartesianas, descrevendo caso seja possível, mediante os dados, a trajetória do robô.

(EF04RE15)

Identificar as instruções escritas em pseudocódigos para programas completos destinadas aos protótipos de robôs ou aos dispositivos robóticos, transformando-as em instruções equivalentes feitas em linguagens artificiais apropriadas para a educação.

(EF04RE16)

Elaborar planilhas de testes para acompanhar os testes do protótipo de robô frente a tarefa desejada, coletondo informação de múltiplas variáveis.

(EF04RE17)

Empregar gráficos de linhas e histogramas para expressar os resultados da coleta de dados através de planilhas e tabelas.

(EF04RE18)

Fazer listas e tabelas relacionando os recursos necessários e demais requisitos angariados para um projeto, cujo escopo é a produção de um protótipo de robô, relacionando-os aos custos unitários e o local de armazenamento.

(EF04RE19)

Distribuir responsabilidades entre os participantes do grupo de trabalho.

(EF04RE20)

Estabelecer o prazo para o projeto, cujo escopo é a construção de um protótipo de robô ou dispositivo robótico.

(EF04RE21)

Discernir a diferença entre a comunicação interna e externa, fazendo uso desses conceitos para escolher os melhores meios, veículos e gêneros textuais para produzir peças de divulgação referentes aos propósitos da Robótica Educacional

(EF04RE22)

Realizar a montagem de protótipos de robôs simples com supervisão de um professor tutor.

(EF04RE23)

Identificar os fatores responsáveis pelo comportamento inadequado do robô, durante a atuação dele no respectivo cenário de prova.

(EF04RE24)

Elaborar hipóteses para explicar a ocorrência de movimentos de objetos típicos do uso cotidiano.

(EF04RE25)

Estabelecer, com os demais membros do grupo de trabalho, as etapas constitutivas de atividades e/ou projetos, delineando as entregas e os marcos temporais para a conclusão de cada uma delas.

(EF05RE01)

Inventariar os recursos materiais e imateriais alocados para a atividade de Robótica Educacional

(EF05RE02)

Organizar os recursos materiais e imateriais alocados para a atividade de Robótica Educacional de forma sistemática e ergonômica

(EF05RE03)

Empregar ferramentas para a administração do tempo de trabalho envolvido no projeto, como o Diagrama de Gantt.

(EF05RE04)

Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.) frente aos efeitos das tecnologias relacionadas à quarta revolução industrial e ao conceito de economia 4.0 .

(EF05RE05)

Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como foco a habitação e os meios de transporte públicos e as tecnologias envolvidas (habitações inteligentes, carros autônomos e outras tecnologias com foco na sustentabilidade planetária).

(EF05RE06)

Identificar impactos do emprego de robôs na produção intelectual e artística.

(EF05RE07)

Estabelecer um plano de comunicação para as atividades e projetos de robótica educacional firmados para o período letivo.

(EF05RE08)

Registrar a atuação de um robô, empregando a ferramenta midiática adequada ao objeto, à circunstância, à pauta, à natureza e o propósito de veiculação e reprodução, bem como ao público alvo.

(EF05RE09)

Expor registros e relatórios realizados a respeito da atuação de um robô, respeitando-se a natureza do público alvo.

(EF05RE10)

Identificar ou elaborar meios e instrumentos para avaliar os níveis de eficiência e efetividade das várias funcionalidades dos componentes de um robô ou de suas capacidades em resolver os problemas para os quais foi construído para solucionar.

(EF05RE11)

Identificar os fatores de estresse para o comportamento adequado de um robô existentes em um cenário de atuação distinto daquele para o qual foi construído.

(EF05RE12)

Elaborar pseudocódigos para a solução de problemas específicos, criando funções para o programa principal através de programação desplugada

(EF05RE13)

Identificar as instruções escritas em pseudocódigos para funções nas instruções equivalentes feitas em linguagens artificiais apropriadas para a educação.

(EF05RE14)

Empregar medidas de posição como valor médio, moda e mediana de uma coleção de dados de uma variável.

(EF05RE15)

Identificar possíveis valores discrepantes de uma coleção de dados.

(EF05RE16)

Elaborar testes para analisar a eficiência e efetividade de diferentes estratégias destinadas à solução de um mesmo problema.

(EF05RE17)

Elaborar a programação de um protótipo de robô, empregando informações técnicas do protótipo a ser programado.

(EF05RE18)

Simular uma programação de um protótipo de robô, tendo em conta as informações técnicas do protótipo a ser testado e da planta do cenário em que deverá atuar.

(EF05RE19)

Elaborar meios e oportunidades de apresentação do projeto e seus produtos seja através da inscrição e participação em eventos de robótica seja conclamando a presença da comunidade para uma apresentação elucidativa sobre a Robótica Educacional e os seus propósitos efetivamente desenvolvidos durante o ano letivo.

(EF05RE20)

Compreender a interligação entre os marcos temporais para a composição e divulgação de peças de comunicação e os efeitos que se esperam delas.

(EF05RE21)

Construir protótipos de robôs, seguindo o plano descrito em um projeto.

(EF05RE22)

Realizar, autonomamente, correções nas partes mecânica, eletroeletrônica e computacional de maneira a corrigir um comportamento inadequado da atuação do robô no seu cenário de prova.

(EF05RE23)

Experimentar o uso de roldanas e balança de braços, elaborando hipóteses sobre o seu funcionamento.

(EF05RE24)

Elaborar tabelas para coleta sistemática de dados e tratar, com ferramentas estatísticas básicas, variáveis de interesse das atividades em Robótica Educacional, bem como realizar leituras de infográficos que versem a respeito deste tipo de informações.

(EF05RE25)

Distinguir formas colaborativas e cooperativas de atuação de um grupo dedicado a executar um projeto de Robótica Educacional.

(EF05RE26)

Representar e interpretar a planta de um cenário com as devidas informações de mensuração de comprimento e escalas.

(EF05RE27)

Estabelecer comparações entre a distância percorrida pelo intervalo de tempo necessário para diferentes robôs em situações iguais.

(EF05RE27)

Criar, em comum acordo com os demais membros do grupo de trabalho, critérios para a avaliação colaborativa sobre a atuação individual nas atividades e/ou nos projetos realizados em grupo.

Habilidades e Competências - Fundamental I

Sobre a Robótica e a BNCC